Venezuela nomeia encarregado de negócios para a União Europeia

Venezuela

O Governo da Venezuela nomeou na terça-feira o engenheiro e político Yván Gil, até agora vice-ministro para a Europa, como encarregado de negócios para a União Europeia (UE), informou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Félix Plasencia.

«Seguindo instruções do Presidente Nicolás Maduro (…) Yván Gil será o nosso encarregado de negócios para a União Europeia», disse o ministro na sua conta na rede social Twitter.

O cargo de vice-ministro para a Europa irá agora para Daniela Rodríguez, até agora vice-ministra para os Assuntos Multilaterais.

O ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano não explicou a razão das mudanças, que se seguiram à nomeação, em setembro, do novo encarregado de negócios da UE na Venezuela, o espanhol Rafael Dochao Moreno, após a crise diplomática entre o bloco da UE e o país sul-americano, no início deste ano.

Em março passado, o Governo de Nicolás Maduro expulsou a então embaixadora da UE na Venezuela, a portuguesa Isabel Brilhante Pedrosa, em resposta às sanções impostas pela UE contra 19 venezuelanos, incluindo deputados parlamentares e funcionários do Estado.

As sanções foram impostas pelo não reconhecimento das eleições parlamentares de 06 de dezembro de 2020, que a UE considera não terem cumprido as normas democráticas.

Na altura e antes da expulsão da diplomata portuguesa, Nicolás Maduro disse que tinha tomado a decisão porque não podia «aceitar que ninguém» fosse «ofender a Venezuela».

«Estamos a fazê-lo contra a nossa vontade, porque queremos ter as melhores relações com toda a Europa», disse então na televisão pública.

Fonte: Correio da Venezuela

× WhatsApp